Um assunto interessantíssimo, e pouco debatido, é a nutrição infantil. Afinal, se perguntam as mães, do que gostam os bebês? Como agradá-los, fornecendo-lhes, ao mesmo tempo, todos os nutrientes que precisam para crescer saudáveis? A trajetória da autora, Jenny Carenco, em busca destas respostas, começou, quando sua licença-maternidade estava terminando, e sua filha descobria os primeiros purês de legumes. A primeira opção de Jenny foi comprar papinhas prontas, que são práticas e rápidas, mas logo se decepcionou ao conferir os rótulos dos produtos. Ela constatou, que uma papinha de vagem, por exemplo, continha apenas 40% de legumes, sendo que os outros 60%, eram formados por batatas, ricas em amido, leite reconstituído, óleos, sal e vitaminas sintéticas. Nada, enfim, que pudesse satisfazer
uma mãe preocupada com a boa nutrição da filha.
Jenny começou, então, a desenvolver receitas novas, feitas em casa, com ingredientes frescos, e muito amor, com o objetivo de passar, à sua filha, o prazer de comer. Em parceria com o pediatra endocrinologista Jean Lalau Keraly, especializado em nutrição infantil, ela escreveu um livro genial,Bebê Gourmet – 100 receitas saudáveis da culinária francesa para alegrar o seu bebê (V&R Editores) onde dá receitas saborosas, para acompanhar os pequenos a partir de quatro meses, sendo que as feitas para crianças a partir de três anos,
podem ser saboreadas por toda a família.
Dividida em sete partes, a obra nos apresenta desde as primeiras compotas e purês, até os almoços que podem ser saboreados por toda a família. Um livro da maior importância, que colabora, vivamente, com a promoção da alimentação saudável desde os primeiros momentos de vida, o que pode dar, como resultado, um adulto saudável, bem constituído e feliz. As receitas são fáceis, mas deliciosas. Procure experimentá-las, se quiser conhecer a delícia de consumir alimentos amigos da saúde, preparados de forma equilibrada. Um livro fundamental.
|
O médico e escritor inglês Jed Mercurio, escolheu um emblemático personagem americano para protagonista de seu romance (Record): o ex-presidente John F. Kennedy. Jed disseca mecanismos psíquicos que fizeram, do popular presidente, um mulherengo compulsivo. Como o próprio Kennedy confidenciou a Harold McMillan, primeiro-ministro britânico, se passava mais de três dias sem companhia feminina, tinha graves crises de dor de cabeça. Através da ficção, o autor penetra, com profundidade, neste terreno pantanoso, que atraiu tantos biógrafos e ficcionistas do 35º. Presidente dos EUA. A comovente história de um homem atormentado, não apenas por uma paralisante dor nas costas, mas também obrigado a lidar com inúmeros outros problemas, de interesse nacional, é o tema deste romance, que mostra a dificuldade de entender um homem que tinha o destino da maior nação do mundo em suas mãos, e, mesmo assim, via no sexo uma libertação.
Autor de diversos contos e romances, muitos dos quais foram adaptados para o cinema, o escritor americano Richard Mstheson, é um nome que está sempre presente nas listas dos livros mais vendidos do The New York Times. Nomeado Grande Mestre do Horror pela World Horror Convention, detentor do prêmio Bram Stoker pelo conjunto de obra, e diversos outros prêmios, Matheson era, também, roteirista de cinema e TV, e faleceu em 2013, aos 87 anos.
Em Outros Reinos (Bertrand Brasil) recém-lançado no Brasil, o protagonista, Alex White, que adotou, como escritor, o pseudônimo Andrew Black, resolve contar uma história que beirou o surreal, e aconteceu há 64 anos, mudando sua vida para sempre. Os acontecimentos contidos neste relato autobiográfico, escrito pelo protagonista da trama, tem enredo extraordinário, criatividade, nonsense, e personagens complexos.Embora a trama seja fantástica, Matheson consegue fazer com que tudo pareça verdade, transformando o romance numa experiência única, cheia de amor e tragédia. Considerado, por muitos, como escritor mais elaborado que Stephen King, Matheson, ao morrer, no ano passado, nos deixou um legado literário precioso, do qual constam títulos como Eu Sou a Lenda, Em Algum Lugar do Passado e Amor Além da Vida, entre outros. Um grande romance, que merece ser degustado e apreciado como saborosíssimo vinho.
|
Temas como sexo, morte, amor e alucinação são expostos neste relatos, que se desenvolvem em paisagens ermas. Escritas num estilo elegante, as histórias são independentes, mas têm uma ligação temática e abordam questões religiosas, sobrenaturais e cotidianas, tendo um pano de fundo realista, mas impregnadas do fantástico. Tradutor de Horacio Quiroga e de Luis Gusmán, Wilson foi finalista do prêmio Jabuti, na categoria melhor tradução literária espanhol-português. Dono de um estilo elegante, Wilson se apresenta, neste livro, como grande contista, pronto a se igualar a outros grandes nomes de nossa literatura. Um belo livro, que dá prazer de ler, e material para refletir.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário