Hércules mata o Leão de Neméia

Hércules e o Leão de Neméia

Na Grécia antiga, um Leão feroz devastava a região de Neméia, perto de Micenas e Corinto, devorando rebanhos e seres humanos. O Leão era filho de Équidna, monstro com corpo de mulher e cauda de serpente que vivia nas profundezas. Com Tifão, Équidna gerou o Leão de Neméia e outras criaturas como Fix, Ortro, Hidra de Lerna, Cérbero e Quimera. Esses monstros eram violentos, por isso foram combatidos pelos heróis.
Um dos heróis que mais mataram monstros foi Héracles, mais conhecido pelo nome romano
Hércules, filho de Zeus com a mortal Alcmena. Hera, a esposa ciumenta de Zeus, provocou uma loucura temporária em Hércules, que acabou matando a esposa e os filhos. Quando lúcido novamente, o herói consultou o Oráculo de Delfos, que o aconselhou a servir seu primo Euristeu. Simpatizante de Hera, o rei impôs-lhe perigosos trabalhos, os
quais Hera fez de tudo para atrapalhar .
A primeira tarefa de Hércules foi matar o invencível Leão de Neméia e levar a pele ao rei. Hércules tentou atingir o animal com flechas e outras armas, sem sucesso. Depois o atacou diretamente, apertando-o com seus braços até sufocá-lo. Hércules esfolou o leão e retirou sua pele invulnerável, que passou a ser sua marca registrada nos ombros. Com a cabeça do monstro fez uma espécie de capacete. A posse dos artefatos do animal abatido e dotado de mana simbolizava o espírito vitorioso de Hércules.
Em Neméia, uma pessoa que teve um filho morto pelo leão hospedou Hércules e lhe deu um carneiro com o qual foi feito o sacrifício a Zeus. Hércules depois instituiu os
Jogos Nemeus, que se tornaram um dos mais importantes da Grécia, junto com os Jogos Olímpicos, também em honra a Zeus; Píticos, em honra a Apolo; e Ístmicos, que honravam Poseidon.
Hércules levou o corpo esfolado do animal continue a ler

Autora do texto: Solange Firmino, professora do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio. Escritora, pesquisadora. Estudou Cultura Greco-romana na UERJ com Junito Brandão, um dos maiores especialistas do país em Mitologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de Reis, desmonte da árvore, romã...

Falecimento Hilda Hilst (2004, Campinas/SP)

FEIRA LITERÁRIA DE ASSIS/SP