terça-feira, 2 de março de 2010

TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO MENCIONAM BLOCOS ONLINE:



À esquerda, a gramática dos Professores Carlos Emílio Faraco & Francisco Moura, "Português: Projetos", Ed. Ática, 2008 (Livro do Professor). Na parte intitulada "Literatura na era da internet" (pág. 430), lista cinco sites, “que trazem teoria sobre linguagem digital, poemas, textos, críticas a respeito deste tipo de literatura”; dois estrangeiros e três brasileiros: Blocos, ECA/USP, e Itaucultural. Quem nos enviou a notícia, a Professora Solange Firmino, nossa colunista de “Mito em Contexto”, comenta que é a primeira vez que ela vê esse tipo de intertextualidade entre a mídia eletrônica e um livro didático. E conclui: “Achei maravilhoso, pois os alunos do ensino médio costumam usar Internet para pesquisa, e dependendo do número que escolas que adotarão a obra, com certeza ganharemos novos leitores digitais”.
No centro, o vol. 2 do livro “Português: Linguagens: ensino médio”, de  Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. 5ª ed., 2005, Ed. Atual/SP, no capítulo Diálogos com a prosa romântica, dentro da parte “Contos de mistério e vampiros, na Internet", o portal é um dos cinco sites citados. É Blocos nos colégios, promovendo a literatura. Informação também de Solange Firmino.
À direita, "Literatura brasileira – Diálogo com outras literaturas e outras linguagens", de William Cereja e Thereza Cochar, Ensino médio, 4ª Edição, Atual Editora, 2009, SP. A citação está no Capítulo 48, intitulado de “Tendências da literatura contemporânea", na parte PARA QUEM QUER MAIS NA INTERNET, página 586. A notícia foi enviada por Luiz Otávio Oliani, que acrescenta: "É Blocos divulgando a literatura nos colégios". Blocos é cultura hoje e educação para o amanhã.

Nenhum comentário: