segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Blocos se solidariza com essa campanha

 

Hemorio lança campanha de doação de sangue para o Carnaval

O Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes e a  musa do carnaval Luiza Brunet, lançam, nesta terça-feira, no Hemorio, a nona edição da campanha "Vista a Fantasia da Solidariedade", juntamente com integrantes da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro e outras personalidades do mundo do samba. A ação tem como objetivo manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, época em que historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias.

Segundo a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a campanha desse ano terá um tom diferente, mas não perderá nem um pouco do brilho.

"Assim como no ano passado, o momento é de união e solidariedade. Passamos recentemente por um momento difícil no Rio de Janeiro com o desabamento dos prédios no Centro e mais uma vez, constatamos a mobilização da população, que tem se mostrado cada vez mais solidária. Para a campanha de Carnaval, novamente vamos precisar da ajuda da população carioca para que os estoques de sangue estejam abastecidos para possíveis emergências", explicou a diretora.

Durante a campanha, o Hemorio vai realizar diversas ações com outras agremiações, até o Carnaval. No dia 15 de fevereiro, o instituto já prepara uma coleta móvel na Cinelândia, esperando repetir o sucesso de comparecimento de novos doadores.

"Acho muito importante essa conscientização da população. A campanha do Hemorio é mais uma oportunidade para que as pessoas exerçam a sua cidadania. A doação de sangue é uma forma muito simples de contribuição. Além disso, é gratificante, pois saímos com a sensação de um dever cumprido quando sabemos que com esse gesto, salvamos até três vidas", explicou Luiza Brunet, que se prepara para sua décima doação consecutiva.

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio - www.hemorio.rj.gov.br

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 postos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 - Centro, ao lado do Campo de Santana e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas.

* Com informações da assessoria do Hemorio.

http://www.sidneyrezende.com/noticia/161384+hemorio+lanca+campanha+de+doacao+de+sangue+para+o+carnaval

Nenhum comentário: