1º de junho

 

 

 

Calçadão de Ipanema, 8h10. Manhã iluminada. Pouca gente caminhando. O grande jornalista e cronista Zuenir Ventura, habitual caminhador, vem em minha direção. Quando nos cruzamos digo-lhe o mesmo que já tinha dito ao meu porteiro: "feliz mês de junho". Entre surpreso e sorridente, Zuenir emite um "oh, obrigado, querida". E seguimos. Minutos depois sinto alguem tocar no meu ombro e uma voz (um tanto ofegante) dizer: — "tive de acelerar para alcançar você". Era o Zuenir, que ante a minha surpresa ("a que devo essa honra?") diz: — "hoje e meu aniversario e o seu foi o primeiro cumprimento que recebi". Feliz, comento que aprendi com minha mãe a sempre desejar um feliz mes a cada dia primeiro, e aproveito para lhe dar os parabéns, pedindo a Deus que o conserve sempre com essa lucidez e saúde. Ele me da dois beijos e eu sigo a caminhada saboreando esse presente, a flor rara da delicadeza de identificação entre irmãos que Deus nos concedeu nessa manhã de outono. Feliz aniversário, Zuenir, feliz mês de junho, amigos.

Liane dos Santos (*)

_________
(*) N.E.:
Desde março de 2004 a autora instituiu o Troféu O exercício das pequenas delicadezas. Leia mais a respeito clicando aqui. Esta crônica está, portanto, totalmente inserida no contexto da prática de vida da escritora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia de Reis, desmonte da árvore, romã...

Falecimento Hilda Hilst (2004, Campinas/SP)

FEIRA LITERÁRIA DE ASSIS/SP