Dia Nacional do Selo



No Brasil, esse é o dia dedicado ao selo postal



Geraldo de Andrade Ribeiro Jr*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Reprodução
Olho de Boi de 90 mil réis
A comunicação humana escrita é muito antiga e foi facilitada com o advento do papel. Porém, naquele tempo remoto, ela era pequena, pois as pessoas que sabiam escrever eram poucas.


Com a evolução da humanidade, a escrita deixou de ser privilégio de poucos e, assim, aumentou o volume de correspondências, principalmente devido ao desenvolvimento do comércio.

Surgiu a necessidade de se estabelecerem correios oficiais, para melhor a organização e a segurança das comunicações. Naquela época, eram os destinatários, não os remetentes, que pagavam o porte das cartas.

Em 1837 o inglês, Rowland Hill observou que alguns destinatários não queriam receber sua correspondência. Investigando a questão, descobriu que se colocavam sinais em código na parte externa das cartas, transmitindo as notícias aguardadas. Desta forma, o destinatário tomava conhecimento do seu conteúdo e recusava tanto o seu recebimento, quanto o pagamento do transporte. O prejuízo ficava por conta dos correios.


Pagamento antecipado


Por isso, Hill sugeriu ao governo inglês a adoção do pagamento antecipado do porte das cartas e, como uma forma de recibo, seria colado à correspondência um pequeno quadrado de papel (o selo), que devia ser inutilizado com um carimbo, indicando o local de origem e a data de postagem, de modo a impossibilitar seu reaproveitamento.

Em 3 de dezembro de 1839, uma lei inglesa estabeleceu a chamada "reforma postal" e, no dia 6 de maio de 1840, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, reproduzindo a figura da rainha Vitória, que, então, regia o país. O selo ficou conhecido como "Penny Black".

O novo sistema foi um sucesso e os demais países logo aderiram, tendo o Cantão de Zurique, na Suíça, emitido o segundo selo postal a 23 de janeiro de 1843. Antes disto, em 30 de novembro de 1841, no Brasil, foi aprovada a lei que instituía o uso do selo postal, nos moldes da reforma inglesa.


Pioneirismo brasileiro


Então, fomos o segundo país a fazê-lo, mas a emissão dos primeiros três selos postais nacionais só ocorreu em 1º. De agosto de 1843 - nos valores de 30, 60 e 90 réis -, de modo que somos considerados o terceiro país a emitir selos. Esses primeiros selos brasileiros são conhecidos como "Olhos de Boi", pela sua semelhança com os olhos do referido animal. São os selos nacionais mais famosos.

Portanto, em 1º de agosto se comemora o Dia do Selo ou Dia do Selo Postal Brasileiro. Essa data é comemorada pelos Correios e pelos filatelistas (os colecionadores de selos, que são milhões no mundo todo) com a emissão de selos e exposições. Note-se que cada país tem uma data própria para essa comemoração, em função da data de lançamento de seu primeiro selo postal.

Colecionar selos, por sinal, é uma atividade muito interessante e agradável. Você não gostaria de começar uma coleção?
*Geraldo de Andrade Ribeiro Jr. é filatelista, membro da Associação Brasileira de Filatelia Temática. http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u31.jhtm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Outono!

LITERATURA DE CORDEL: A MEMÓRIA DO SERTÃO EM FOLHETOS