Centro Cultural Oscar Niemeyer ganhará nova biblioteca


O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) ganhará nos próximos meses o um complexo de bibliotecas de referência na área cultural. Serão 30 mil títulos destinados aos públicos adulto e infantil. O anúncio foi feito pela titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, na manhã desta terça-feira, dia 31, na sede da secretaria. O CCON é uma unidade da Seduce.
Raquel explica que está tudo organizado para iniciar a compra dos livros e dos equipamentos e os recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 5 milhões, já estão disponíveis. Ela também informa que até nesta sexta-feira, dia 3, será finalizado o regimento com os detalhes de funcionamento, gestão, de servidores e a estrutura da biblioteca.
“Uma concepção muito moderna de biblioteca num momento em que, lamentavelmente, algumas bibliotecas Brasil afora estão sendo desativadas. É auspicioso que em Goiás estejamos percorrendo este caminho. Queremos uma biblioteca de referência em cultura e artes com material específico”, diz a secretária.
Raquel ressalta que o projeto tem a parceria de professores da Universidade Federal de Goiás, que há três anos estudavam e faziam a seleção das obras que compõem o acervo. São 20 mil títulos para adultos e 10 mil infantis com foco nas artes plásticas, teatro, música, ou seja, na área cultural como um todo.
Acervo
A professora de Biblioteconomia da UFG, Maria das Graças Monteiro, que está no projeto, explica que a biblioteca é de acesso público e aberta a quem tiver interesse. “O acervo é composto por obras específicas nessas áreas de atuação do CCON, literatura e obras teóricas para estudiosos que precisam fazer algum trabalho”.
Ela ressalta que os dois pavimentos da biblioteca serão compostos por livros físicos e também por uma biblioteca virtual. “Vai agregar bases de dados referenciais e processos de pesquisas que poderá fazer virtualmente e que vai atender em especial, quadrinhos e revistas antigas”. Também haverá uma valorização e recuperação da referência da cultura goiana.
O chefe de gabinete do Oscar Niemeyer, Lisandro Nogueira, complementa ressaltando a importância dessa biblioteca para as crianças, que poderão ter acesso aos livros físicos e a algumas tecnologias para a leitura. “Nós não vamos abandonar a ideia do contato com o livro físico. Cada vez mais vamos conviver com o mundo digital, mas as crianças, desde cedo, precisam ter contato com o livro físico”. Ele também informou que em breve o CCON passará por uma reforma. (Foto reprodução Emais Goiás)

http://www.ohoje.com.br/noticia/cidades/n/119816/t/centro-cultural-oscar-niemeyer-ganhara-nova-biblioteca


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Outono!

LITERATURA DE CORDEL: A MEMÓRIA DO SERTÃO EM FOLHETOS