domingo, 17 de outubro de 2010

Encantamentos!!! Madre Teresa, erradicação da pobreza, etc

Nobel para Madre Teresa
Em 17 de outubro de 1979, Madre Teresa de Calcutá ganha o Prêmio Nobel da Paz. Ao receber o prêmio disse que sua obra é "uma gota de salvamento num mar de sofrimento". Sua mensagem é clara: "Juntos proclamamos com alegria a difusão da paz e percebemos que os pobres são nossos irmãos".

1992 - A Assembléia Geral da ONU define o dia 17 de outubro como dia Internacional para a erradicação da pobreza. O objetivo é criar a consciência da importância de erradicar a pobreza e a indigência em todos os países do mundo.

1849 - Morre Fredéric Chopin, compositor polonês.
1912 - Nasce Albino Luciani, o papa João Paulo I.
1915 - Nasce Arthur Miller, escritor norte-americano.
1918 - Nasce Rita Hayworth, atriz norte-americana.
1989 - O presidente José Sarney sanciona a lei do divórcio.

cOISA COM COISA III - PASSOS

Poema de Fabbio Cortez para um domingo mais filosófico
.
será que fazer direito
e dar um jeito
têm mesmo o mesmo efeitO?


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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A indispensável literatura de Fabbio Cortez

  
 Fabbio Cortez, autor do livro digital, "Cada dor que anda na rua"
 
 
LM - Em "Cada dor que anda na rua" você optou por poemas minimalistas porque você está enveredando atualmente mais por esta tendência ou para adequá-los à leitura mais ágil na Internet?
FC - Os dois motivos. Sempre admiro o texto breve que demonstra sua força interna ao ser provocado pela mente de quem o lê; o significado se amplificando, como os círculos crescentes que se formam em água tranquila quando jogamos nela uma pedra. Daí minha tentativa em também procurar este caminho. É difícil encontrar a medida correta - e decerto não consiga alcançar todas as cabeças que desejaria -, mas a Poesia atualmente tem me constrangido a captar mais desses pequenos sinais de expansão.
O livro foi pensado diretamente para a Web. Queria não ser enfadonho, e que o leitor olhasse cada poema como observa uma fotografia: se gostar, demora mais um pouco nos detalhes; se não gostar ou não entender, sempre fica uma imagem nos recônditos da mente.   
LM - Quando você começou a escrever e como foi esta sua trajetória?
 FC - Olhe, desde meus dez anos mais ou menos, como lia bastante e escrevia com certo diferencial em relação a meus colegas da escola pública, já ganhava algumas congratulações dos professores de Língua Portuguesa, do tipo: “Parabéns pela redação, Fabbio, você pode ser escritor...” Aí eu, ingênuo, acreditei (risos).
Em 1986, aos 16 anos, entrei para a Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá, São Paulo. Nas aulas de redação da primeira série do curso me realizava, bati recordes de nota, tirei 10 a dar com pau. A professora viajava nas minhas prosas meio poéticas. Então me convenci: “É, acho que meu negócio pode ser com as Letras mesmo...”
Em 1988, já militar efetivo, tendo por classificação a oportunidade de escolher voltar ao Rio, comecei a servir no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos, pertíssimo de casa. Em 1991, iniciei a faculdade de Letras da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, também próximo de casa, pois havia resolvido não fazer nada longe, haja vista os dois anos no semi-internato no interior paulista.
No Souza Marques fui aluno de Linguística do à época já consagradíssimo e hoje imortal da ABL Evanildo Bechara. As aulas dele abriram minha mente, assim como foram marcantes as de Português e de Literatura, respectivamente ministradas pelas mestras Zali e Osana, pessoas inesquecíveis e importantes para minha resolução em persistir nas leituras e na criação.
Mas chegando perto do final do ano seguinte tranquei matrícula, por “motivos musicais”, como costumo dizer – compus, fui um dos vocalistas de um grupo meio doido que atacava de Led Zeppelin a Cazuza. Mas, ainda que o som tivesse qualidade, não foi à frente. Eu queria profissionalismo, mas a rapaziada estava ali só por hobby.
Nesse meio tempo me converti ao protestantismo, e li muito também, só que as dezenas de livros de uma biblioteca especial: a Bíblia. Até que a Poesia Maior – que é como chamo Deus YHWH – me mostrou que seu poder e Salvação em Cristo não tinha muito a ver com as religiões institucionalizadas. Bem, isso é história extensa, complexa, e não vem ao caso aqui... é só pra dizer do tempo em que fiquei parado com as criações literárias.
Retornei então ao curso de Letras somente em 1997 (e lá conheci Valéria, minha esposa e mãe de meus filhos), formando-me em 1999. Desde esse tempo trabalho, entre outras funções, como revisor de Normas na Assessoria de Gestão da Qualidade da mesma Unidade Militar carioca citada.
Ainda que devagar, vinha escrevendo sempre, em casa, quando chegava do trabalho. Mas somente em 2005 comecei a compilar meus textos, registrá-los, tratá-los profissionalmente. Então conheci Blocos e, a partir dessa época, o barco foi à frente. Filiei-me, motivado pelo poeta Sérgio Gerônimo, à Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro - APPERJ, e comecei a propagar alguns de meus escritos, com a ajuda imprescindível de Valéria.
LM - Você podia nos falar um pouco sobre sua proposta estética e como você situa sua poesia hoje?
FC - Como não sou chamado às formas fixas – embora obviamente respeite quem trabalhe com métrica, padrões, essas coisas –, busco mais a oscilação de humor, digamos assim, a que as palavras – pessoas como nós – estão sujeitas. Não tenho uma proposta estética pensada ou tendência fechada. Procuro ouvir os problemas e alegrias das palavras, juntá-las a fim de que se conheçam entre si, e, como numa festa que organizamos e em que apresentamos uns amigos a outros, ficar observando o movimento. Dali podem surgir antipatias, rixas inexoráveis, mas também amizades eternas, até casamentos.
Quanto a “minha poesia”, vai parecer clichê, mas é assim mesmo que entendo: a Poesia derrama seus intuitos e eu, pobre antena, capto alguns deles – ou partes deles – e os vou arranjando como se fossem de fato de minha “propriedade intelectual”: “(...) o que a vida me-dita às vezes / canto às vezes”. Porém, para simplificar a maluquice, chamo os tais versos de meus e pronto. No mais, tento, ao escrevê-los, humildemente acrescentar algo de positivo a quem os lê.
LM - Uma de suas características poéticas mais marcantes é a ironia: ela é uma espécie de arma ou um modo de suavizar o choque causado pelas palavras?
FC - Gosto de viajar sobre conotações múltiplas. Isso não é novo, mas encanta-me o multifacetar que algumas palavras juntas podem desencadear auxiliadas pela Poesia. E como sou preocupado com assuntos sérios, porém um tanto quanto também brincalhão, aí o teor de alguns trabalhos acabam vindo naturalmente construídos entre a gravidade e a ironia. Respondendo mais diretamente à pergunta, uso isso ora como arma – pois que o penso às vezes necessário –, ora para dar uma amortecida no estrago. Cada leitor escolherá o que mais lhe aprouver, de acordo com seu momento, tal qual fazemos, de acordo com a fome, num restaurante self-service.
LM - O que é poesia para você? 
FC - Poesia é tudo que não se aguenta em si, e que precisa transbordar para algum lugar mais amplo. Convencionou-se chamar essa força intrínseca do todo incomensurável de "poema" apenas se vem em forma de versos. Mas pode vir às vezes num ímpeto do amar, outras vezes num orgasmo, outras num filho, e isso nem ser escrito. Penso por esse motivo alguns de meus trabalhos não serem muito próprios à recitação, por terem o anseio de cavar as ideias e emoções de cada leitor. Além disso, poesia não é só originada de prazeres ou belezas ou sentimentos nobres; há momentos em que ela vem brava, trucidando, feia, arrasante – poesia pode ser vida e morte.
LM - Quais os poetas de sua preferência?
FC - Há tantos admiráveis... À mente agora me vem o gigante Neruda, pois, mesmo quem nada compreenda de sua poesia, tem de reconhecer que as palavras estão sob seu poder como as notas musicais estão para Chopin, ou para Bach: são artistas que não erram e conseguem esgotar todas as possibilidades da arte que lhes cai nas mãos; como o polaco-francês e o alemão, o chileno é uma afronta aos meros mortais. Há Pessoa, que, por seu notório leque de inteligências, deveria ser chamado de “Pessoas” (alguém já deve ter disso isso...) Aí me vem Poe e suas iluminadoras escuridões. Entre outras pujanças incontestáveis.
Entre os nossos, citaria o fazendeiro dos versos, Manuel de Barros. Dona Adélia Prado... Vinicius, inveterado amante do amor. Fabrício Carpinejar, que abusa do direito de pensar – o filho de Carlos (Nejar) e Maria (Carpi) é uma máquina de reflexão. Admiro muito também a lucidez e a inteligência fina de Tanussi Cardoso. E por aí vai. É do turbilhão de sensibilidades que a gente filtra nossa preferência.
LM - Fale um pouco sobre a emoção de ser publicado através de um livro digital: é diferente de um livro impresso?
FC - Ah! é muito interessante. O futuro já passou, puseram-nos de supetão num pós-futuro irremediável. Tem de acompanhar, ao menos um pouco: livro de papel é muito bacana, mas o poeta tem de ter muita estrela, senão fica enfurnado, mofando. Digital não, é do mundo, está no ar, vai mais longe. Mormente quando publicado num portal de literatura como Blocos, o maior da América Latina, lido em mais de 140 países.
LM - Como você se sentiu acompanhando todo o processo da produção do seu livro, passo a passo?
Foi ao mesmo tempo divertido e seriíssimo, como sempre tem sido tudo o que envolve a potência Blocos, onde há profissionalismo mas também muita alma.
LM  - Algum comentário que você queira citar a respeito dele?
Que esta produção tem, em cada detalhe – em suas rimas às vezes simplificadas, em sua linguagem popular e em sua leitura superveloz -, a intenção de sinalizar, como está escrito em meu site, o eu-poético mais vitimado pela (des)modernidade, promovendo alguma meditação sobre o que afinal de contas não deveríamos, como bons seres humanos civilizados, nos tornar: ‘perVersos urbanos'".

LM - Você está satisfeito com o tratamento dispensado pela Blocos à sua obra?
FC - A Editora Blocos faz de qualquer autor interessado em qualidade, seriedade e respeito um privilegiado. Agradeço muito a oportunidade de me ver publicado por este grupo tão importante para a literatura contemporânea.
Entrevista do autor concedida à Leila Míccolis

domingo, 19 de setembro de 2010

Nascimentos ilustres, Ítalo Calvino e mais…

 

Paulo Reglus Neves Freire, (Recife, 19 de setembro de 1921São Paulo, 2 de maio de1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área daeducação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

1880 - Zequinha de Abreu, músico brasileiro (m.1935).

1995 - O Manifesto do Unabomber, intitulado "A Sociedade Industrial e o Seu Futuro", é publicado no Washington Post e no New York Times.

1956 - Lei autoriza Juscelino Kubitschek a transferir a capital da República para Brasília.

1949 - Twiggy, atriz, cantora e ex-modelo inglesa.

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Morte de Italo Calvino (Santiago de las Vegas, 15 de outubro de 1923Siena, 19 de setembro de1985) foi um dos mais importantes escritoresitalianos do século XX. Nascido em Cuba, de pais italianos, sua família retornou à Itália logo após seu nascimento.

Formado em Letras, participou da resistência ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial e foi membro do Partido Comunista Italiano até1956, tendo se desfiliado em 1957. Sua carta de renúncia em 1957 ficou famosa.

Sua primeira obra foi Il sentiero dei nidi di ragno (br: A trilha dos ninhos de aranha), publicada em1947. Uma de suas obras mais conhecidas é Le città invisibili (Brasil|br: As cidades invisíveis), de1972, tendo como personagens Marco Polo e Kublai Khan.