segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Eloah Margoni lança Babel no dia 18

image

 

 

Eloah Margoni publicou pela Blocos seu livro digital "A Noite Grega" e, em 18 de novembro, lançará "Babel" (prosa), na Livraria Nobel do Shopping de Piracicaba (SP), av. Limeira, 722,
a partir das 20 horas.

LM -  Eloah, você é médica, jornalista, escritora, ecologista, como você encontra tempo para gerenciar sua vida profissional, literária e de ambientalista?

EM - Bem, jornalista propriamente não sou hi hi!  articulista sim. No mais, vou alternando. Houve anos durante os quais quase só fui médica. Agora a médica tem encolhido para que a poeta e a escritora existam. Mas a ecologista não me larga nunca, por outro lado.

LM -  Desde quando você conectou-se à rede e como você encontrou Blocos?

EM - Pesquisando sites de literatura. Eu mudara de emprego para ter mais tempo para escrever; achei o site Blocos e recebi o maior empurrão de Leila, que me animou a abraçar a arte!

LM  - A Noite Grega, primeiro livro digital individual publicado pela Blocos, foi iniciado quando você morava em Portugal. Qual a aproximação destes dois países nesta sua obra, como a Grécia encontrou-se com Portugal?
EM - Na verdade o livro foi iniciado e finalizado lá em Portugal, assim como um de contos: Histórias Inevitáveis, ainda não publicado. A solidão, a calma e  certo isolamento são alimento para alguns escritores... Mas acho que, hoje em dia, a Charneca da Caparica nem é mais calma!

LM - Você acha que viver por algum tempo no estrangeiro influenciou sua literatura? Em caso afirmativo, como?
EM - Sim, mas não sei dizer exatamente como; acho que tudo se amalgamou com a vida. Deixar a alma olhar, creio. Depois o cérebro e o coração misturam tudo e há um brotar de coisas.

LM - Como você sente o seu processo criativo? Difícil, fácil, angustiado, alegre? Escrever, para você, é leve (alivia) ou pesado (sufoca)?

EM - Escrever é maravilhoso! Parque de diversões, exorcismo, paixão pela gente mesma. De qualquer forma, o livro "Babel" foi um tanto difícil, pois nele é colocada uma dura realidade. Escrever foi revivê-la.

LM -  Você que escreve poesia e prosa, qual o sabor de cada uma delas para você?
EM - Poesia para mim é mais fácil. Tem sabor de orgasmo apaixonado e rápido. Prosa é mais romance, quase casamento. Assim mesmo, artigos são diferentes de contos, e esses diferentes de uma história mais longa. 
Estou escrevendo um livro de ficção científica agora, e curto muito o processo!

LM - "Camila e seu segredo" é o título de uma novela que você ainda está escrevendo e que você definiu, em uma entrevista, como sendo: “a história de uma menina que desaparece em sua própria casa, gerando surpresa e preocupação a todos". Trata-se de um enredo é de mistério ou de uma metáfora da indiferença nas relações familiares nos tempos de hoje, como na composição "Deus Vos Salve Esta Casa Santa", de Torquato e Caetano? 

EM - Na verdade, prefiro deixar "Camila " pra lá. Foi uma experiência bem simples para uma novelinha on line num jornal eletrônico. Francamente, não acho que tenha grande valor literário, não. Babel já o tem. Outro conteúdo! Queríamos testar uma novelinha, certa vez. Aí nasceu "Camila e seus Segredos"; mas acho que é uma história meio mística mesmo...

LM - Vida versus Ficção: em A Noite Grega você não faz concessões, sua poesia é densa, tensa, crítica, por vezes agressiva. Também em Babel, seu livro mais recente, traz um pouco de sua experiência médica, pelo que li. Então, como se dá esta relação vida (cotidiana) e obra (literária) com relação a você, elas estão interligadas?

EM - Considero-me calma e tolerante de modo geral nos relacionamentos. Como ativista em prol do ambiente e dos animais sou guerreira. Exigente, e bastante, enquanto profissional; relativamente organizada como dona de casa. Ah! e péssima cozinheira!

LM - No dia 18 de novembro será lançado seu terceiro livro impresso: Babel. Porém, antes, você o disponibilizou em capítulos, no jornal de Piracicaba A Província, através da Internet. Isto me lembra muito alguns grandes escritores, inclusive Joyce (já que falei em work in progress no seu prefácio), que começou a publicar seu Finnegans Wake, em capítulos.Penso que este é um exemplo raro de valorização da Web. Você não teve receio de que a publicação on line pudesse diminuir o interesse pelo livro impresso?

EM - De início não pensei nisso. O fato é que eu não terminara a obra; com o compromisso de escrever em capítulos eu teria de terminá-la; e foi o que aconteceu. Foi uma tática para a escritora produzir.
E também as pessoas ainda não curtem ler textos muito longos na net....O fato é que o livro em papel tem sido muito, mas muito bem recebido no boca  a boca. O mal da obra na net é que a revisão de português não está legal...

LM -  Gostaria que você terminasse nos falando um pouco de como e quando você começou a atuar em defesa do meio ambiente e de como é esta sua luta, na prática, em Piracicaba. 

EM - Comecei a lutar, com ativismo em Campos dos Goytacazes, RJ, onde cursei medicina. Lá conheci Aristides Arthur Soffiati Netto, um ecologista de renome que traduziu para mim mesma qual era e é minha mentalidade, minha verdadeira alma.  
Era diferente naquela época o movimento ambientalista; era cheio de juventude, ingênuo, romântico. Agora o universo ficou mais pervertido e perverso, além do que as mudanças climáticas fartamente anunciadas por nós, os loucos, desabam. Mas os 20% de Marina Silva sinalizam alguma coisa para os governantes, quero crer.


Um comentário:

Fabbio Cortez disse...

Desejo-lhe todo sucesso nesta nova obra, Eloah! Que o lançamento de "Babel" seja um evento luminoso.

Abraço forte!