sábado, 7 de abril de 2012

Dicas literárias de Marli Berg em Blocos!

DICIONÁRIO DO FOLCLORE: A BRASILIDADE EM TODA SUA FORÇA E PLENITUDE
Em 1939, o grande folclorista Luís da Câmara Cascudo – que era também historiador, advogado, etnólogo e professor - começou a organizar um temário sobre o folclore brasileiro, para facilitar suas pesquisas. Lendas, mitos, superstições, indumentárias, comidas e bebidas tradicionais, santos favoritos, folcloristas, e outros 20 temas, foram colocados em ordem alfabética, com as respectivas referências bibliográficas. Este trabalho foi o embrião do Dicionário do Folclore Brasileiro(Global), cuja 12ª edição está sendo lançada pela editora Global.


A primeira edição data de 1954, e foi lançada pelo Instituto Nacional do Livro. Reconhecido como uma das principais obras de referência publicadas no Brasil, o Dicionário é, sem dúvida, uma das mais importantes das 150 que Freyre escreveu. Esta edição é, basicamente, a mesma publicada em 1979, ano em que o autor acrescentou suas últimas observações ao texto e nesta, foi alterada apenas a ortografia (conforme o Acordo ortográfico estabelecido em 1990).
O Dicionário é completo, brilhante, e nos mostra a riqueza de nosso folclore, que reflete a tradição do povo brasileiro. Um livro obrigatório na estante de todos nós, que desejamos conhecer, a fundo, as tradições e costumes de nosso povo, e nos identificarmos com eles, além de transmiti-los as novas gerações de brasileiros. Um grande gol da Global a favor de nosso cultura e tradições.

1. Cultura / Civilização / História

Bizâncio,  magnífico império de mil anos, sucessor da Grécia e Roma antigas, foi a ponte entre o mundo antigo e o moderno. Sem Bizâncio, as obras de Homero e Heródoto, Platão e Aristóteles, Sófocles e Esquilo, não teriam sobrevivido. De Bizâncio Para o Mundo – A Saga de Um Império Milenar (Bertrand Brasil) do mestre em Línguas e Literaturas Grega e Romana, pela universidade de Oxford, Colin Wells, que há mais de uma década escreve artigos sobre  história e cultura mundial, mostra que a história de Bizâncio é uma autêntica aventura, de grandes idéias e dramas, de pessoas e façanhas extraordinárias.

O livro nos conta, com grande brilho e propriedade, como missionários, místicos, filósofos e artistas levaram o pensamento grego aos italianos, árabes e eslavos, muitas vezes correndo grandes riscos. Estes esforços heróicos inspiraram a Renascença italiana, a Idade de Ouro Islâmica e o Cristianismo Ortodoxo Russo. Quando Bizâncio caiu nas mãos dos invasores turcos, passando a fazer parte do Império Otomano,  os humanistas já tinham colocado a salvo a cultura grega, deixando-nos um precioso legado, o do conhecimento do berço da civilização ocidental greco-romano-judaico-cristã da qual fazemos parte. Um livro de história que se lê como se fosse uma narrativa de aventuras, muito bem pesquisado, narrado de forma fluente e de fácil leitura, De Bizâncio faz parte da lista de livros necessários para compreendermos o mundo em que vivemos, e saber, também, de onde viemos.

2 - Comportamento / Desenvolvimento pessoal

O doutor Henry Cloud, psicólogo com um histórico relevante no mundo da clínica e da consultoria profissional, autor de cinco bestsellers, e palestrante requisitado, está lançando um livro que oferece orientações preciosas, não só para nossa vida profissional, mas também pessoal,Coloque Um Ponto Final (Lua de Papel). O Dr. Cloud parte do princípio que concluir tarefas, e  encerrar etapas, são acontecimentos naturais na vida pessoal e nos negócios, mas o problema é que, muitas vezes, agimos de forma hesitante ou triste ao nos depararmos com a necessidade de terminar um ciclo de nossa vida. No livro, o dr. Cloud nos ensina como podemos resolver as situações sem futuro com maior facilidade, e de que forma os problemas nos ajudam a enxergar as correções que precisamos fazer para abrir espaço ao crescimento pessoal e profissional.

Um dos pontos mais importantes da exposição do autor, é mostrar como as situações empurradas para a frente podem estagnar toda nossa atividade, criando um ambiente frágil e desanimador, que nos leva a repetir erros. Saber quando algo não está funcionando – seja do lado pessoal ou profissional –  é fundamental para a transformação, a superação de uma situação sem futuro, e nos permite abrir espaço para novas conquistas de sucesso. Um livro que leva a mudanças profundas, e que pode transformar a vida sob todos os aspectos. A ler com muita atenção.


3

- Ficção Americana

O adultério continua sendo um assunto polêmico, apesar da evolução da percepção que temos dos costumes, e é ele o tema central de um excelente romance, Um Caso de Verão (Bertrand Brasil), que marca a estréia no Brasil da escritora americana Elin Hilderbrand. A personagem principal da história, Claire, é uma mulher bem sucedida, mãe de quatro filhos e casada com o dedicado Jason, além de ser uma artista de sucesso. E sua vida corre tranqüila, até que um dia, um bilionário charmoso e sedutor, que escolheu  a ilha de Nantucket para viver (e fazer trabalhos sociais) a convida para produzir um baile beneficente.

Mas será que o relacionamento entre os dois parará por aí, ou Claire vai arriscar tudo o que tem para viver um grande amor? Ao delinear personagens complexas e frágeis, mas muito humanas, a autora criou uma história que tem muito de realidade, e poderia acontecer com qualquer mulher. Profunda conhecedora do universo feminino, Elin faz sua estréia no Brasil conquistando leitores com sua narrativa fluente, mas profunda e reveladora dos mais verdadeiros sentimentos. Uma leitura deliciosa e altamente esclarecedora do que se passa na mente feminina quando se sente atraída por um homem.

4 - Curiosidades / Humor

Rir é o melhor remédio, não resta a menor dúvida, e quando o humor se insere no absurdo, as coisas ficam ainda mais engraçadas. Quase 1000 Absurdos de Todos os Tempos (V&R Editoras) do escritor argentino Aníbal Litvin, é uma compilação de fatos e acontecimentos colhidos ao longo da história da humanidade, que nos mostra, com muito bom humor, que o absurdo e o imprevisível fazem parte do cotidiano de todos nós. Entre os absurdos registrados na obra, estão fatos inesperados e divertidos, quer um exemplo?

Na Inglaterra é ilegal se embriagar quando o cidadão está de posse de uma vaca... Estas e outras transformam este livro, irresistivelmente cômico e original, num verdadeiro achado para transmitir ensinamentos insólitos, enquanto nos faz rir. Mas a grande lição que podemos tirar desta leitura é a de como os seres humanos podem ser disparatados, imprevisíveis e inusitados. Leia o livro e ria a vontade, mas não se esqueça que todos fazemos parte desta humanidade tragicômica, inteligente e lúcida que, até hoje, ainda não conseguiu conviver com a terrível idéia da morte. Boa leitura, divirta-se.

Nenhum comentário: