segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Coluna de Marli Berg

 

Numa narrativa primorosa, fundamentada, e colocando, de forma brilhante, como pano de fundo, a realidade brasileira da época, o jornalista Vicente Vilardaga, atualmente um dos editores da revista Alfa, da editora Abril, conta, com riqueza de detalhes, em O Caso Pimenta Neves: À Queima-Roupa (Leya) o dia em que Antônio Marcos Pimenta Neves,  o poderoso diretor de redação do jornal O Estado de São Paulo, assassinou a ex-namorada, a também jornalista Sandra Gomide.

Único jornalista a entrevistar o ex-diretor, depois de seu julgamento, numa entrevista de cinco horas, Vicente também colheu dados em mais de cinquenta fontes – na maioria jornalistas que, como ele, conviveram com o casal – e fez um resgate histórico do caso, traçando um panorama da imprensa paulista da época em que o crime ocorreu, e mostrando os bastidores dos jornais em que Pimenta e Sandra Gomide atuaram.

O final da história entre Pimenta Neves e Sandra Gomide é conhecido nacionalmente: inconformado com o final do namoro, Pimenta assassinou a ex-namorada com dois tiros, em 20 de agosto de 2000. .

O caso de amor entre os dois começou cinco anos antes, quando Pimenta assumiu a diretoria da Gazeta Mercantil, onde Sandra trabalhava. No livro, os detalhes do caso são, cuidadosamente, colocados, e o autor expõe, de forma clara e detalhada, o funcionamento das redações que Pimenta dirigiu. Por isto, além de ser um retrato pormenorizado da história de amor que precedeu o crime, o autor consegue dar, ao leitor, uma ampla perspectiva do jornalismo do final da década de 90, época em que o casal se conheceu, e traçou sua rota amorosa através das redações, e, também, da história do Brasil, da era Fernando Henrique, do nascimento do real, e da estabilidade que veio após o final da inflação.

Um livro do mais alto nível jornalístico, narrado num estilo primoroso, e que nos informa quem foram estes dois personagens que conheceram fim tão trágico: ela, a morte, ele a prisão e a perda de prestígio e poder, que tanto prezava. Um excelente lançamento, uma história real com todos os ingredientes de um thriller imaginado por um grande escritor de romances policiais.

1 - Psicanálise / Divulgação Científica

Entendendo Psicanálise (Leya), novo livro da coleção  Entendendo, de Ivan Ward, ilustrado por Oscar Zarate, faz um estudo sobre a Psicanálise, e esclarece, de forma prática, dúvidas sobre a disciplina criada pelo médico Sigmund Freud. Nascida no final do século XIX, a psicanálise é uma teoria sobre a mente e o comportamento humano, e com o objetivo de ser o instrumento de tratamento e pesquisa, a disciplina tenta explicar o papel dos desejos, e  dos instintos, na motivação do comportamento humano. O início dos estudos e pesquisas da psicanálise foram conturbados, mas acabaram se popularizando de tal forma, que termos como ego, superego, complexos, etc, são, hoje, de uso comum,  para tentar explicar sua forma de agir. O estudo, que faz parte da psicologia, foi muito importante para mostrar que nunca sabemos tudo sobre nós mesmos, e que há uma parte oculta da mente que determina muitas de nossas ações.

Um livro feito com base em pesquisa profunda, que leva o conhecimento básico aos que não estão, ainda, familiarizados com esta disciplina que revolucionou o estudo sobre o comportamento humano. O texto de Ivan Ward é claro, simples, mas sério e verdadeiro, e ganha muito com as ilustrações  de Oscar Zarte. Mais um livro da maior importância desta premiada coleção, a Entendendo, que explica, de forma prática, e rápida, grandes  e importantes estudos, que interessam a todos nós. Um volume excelente, a ler por todos que se interessam em conhecer e explicar o comportamento humano.

2 - Psicologia / Autoajuda

O transtorno de personalidade borderline é definido como um grave distúrbio de personalidade, caracterizado por instabilidade emocional, raciocínio extremista, e relações caóticas. Pessoas portadoras desta personalidade limítrofe, podem apresentar uma série de sintomas psiquiátricos diversos, como problemas de identidade, e humor instável e reativo, e, também, sensação de irrealidade e despersonalização. Estas pessoas tendem a ter um comportamento briguento,  costumam, também, ser manipulativas e chantagistas, e sofrem sentimentos crônicos de vazio e tédio. É um distúrbio grave, que causa transtornos a pessoa que o tem, e,  também, as pessoas que com ela convivem.

Pare de Pisar em Ovos: Como Agir Quando Alguém Que Você Ama Tem Transtorno de Personalidade Borderline(Fontanar/Objetiva) de Paul T. Mason e Randi Kreger, é um guia abrangente e fácil de entender, destinado a pessoas que têm um relacionamento próximo com alguém diagnosticado como borderline, que ensina o leitor a entender e aprender a lidar com as reações exageradas e problemáticas destas pessoas. O livro já ajudou mais de meio milhão de pessoas a compreender este distúrbio destrutivo,e, também,  a estabelecer limites ao tratar com um boderline, e incentivá-lo a deixar de lado comportamentos perigosos. Um guia precioso para quem enfrenta a dura situação de conviver com alguém que tem este transtorno, e precisa manter o equilíbrio para ajudar quem sofre, e muito, com o problema.


3 – Ficção Italiana / Romance

Em seu romance de estreia no Brasil, As Sete Vidas do Amor (Bertrand Brasil) a escritora italiana Carla D'Alessio – que trabalha o tema da posição da mulher na sociedade,  prova que o amor é grande demais para caber em uma só vida, e assim, a exemplo dos gatos, tem sete vidas. Uma comédia deliciosa, leve, tipicamente italiana, a história transita pelo lado mais difícil da vida de suas protagonistas.

Quando foi lançado na Itália, o romance fez enorme sucesso, entre públicos das mais variadas faixas etárias, talvez pelo fato de sua autora conseguir traçar perfis humanos bem reais, com os quais podemos nos identificar. Cada personagem tem suas características e necessidades próprias, mostrando um lado humano que encanta o leitor. Assim, tendo como cenário a cidade de Nápoles, Carla constrói uma comédia deliciosa, cheia de coincidências, e, mesmo quando mostra certa amargura das personagens consegue divertir, por ser uma história comovente e requintada. Uma comédia noir, escrita com talento e sensibilidade, tornando a estreia de Carla no Brasil um acontecimento feliz.

4 – História em Quadrinho / Literatura Infanto-Juvenil

Uma menina destemida, um garoto medroso, e uma pré-adolescente que sonha em ser princesa, formam o simpático trio de personagens deGigantes, Cuidado (V&R Editores), um divertido conto de fadas, que aborda temas como amizade, coragem, medo, preconceito e humildade. Esta muito bem bolada e realizada graphic novel, foi desenvolvida a quatro mãos pelo roteirista Jorge Aguirre, e pelo ilustrador Rafael Rosado. O forte apelo visual e a narrativa simples das HQ, cativam a criançada, que, juntamente com os personagens do livro, Claudette, seu irmão Gaston, e sua melhor amiga Marie, além do cão Valente, partem numa aventura fora das muralhas da pequena aldeia de Mont Petit Pierre, com a missão de matar o gigante devorador de pés de bebês, e voltar para casa como heróis. Uma história e tanto, que vai conquistar o coração das crianças de todas as idades.

Nenhum comentário: